O blog que informa pra vocês os cursos e competições de musculação.

O blog que informa pra vocês os cursos e competições de musculação.
Bem-vindo à Federação Paraibana de Musculação - Trabalhando para manter a modalidade em alto nível

sexta-feira, 7 de maio de 2010

REGRA DO FITNESS FEMININO

REGRA DO FITNESS FEMININO

Regra 61 – Introdução

O Fitness Feminino foi oficialmente reconhecido como uma nova disciplina esportiva pelo Conselho Executivo e o Congresso da IFBB no dia 3 de Dezembro de 1995 (Guam, USA)

61.1 Geral:

As Regras da IFBB para o Fitness Feminino consistem de regulamentações, políticas, diretivos e decisões que pretendem orientar a IFBB e seus Membros na administração do esporte do Fitness Feminino.

61.2 Regras:

Algumas regras administrativas e técnicas que aparecem na seção de Regras Gerais são as mesmas para o Fitness e, portanto, não são repetidas nesta seção.

Regra 62 – Responsabilidades dos Organizadores para Atletas e Delegados

62.1 Responsabilidades:

Os Organizadores dos Campeonatos Mundiais serão encarregados de cobrir os custos de acomodações duplas e refeições (café-da-manhã, almoço, e jantar) para as atletas e delegados, como segue abaixo:

1. Campeonato Mundial Feminino de Culturismo, Fitness e Bodyfitness e Fitness Masculino:

Para quatro dias (três noites) de acordo com a seguinte escala:

a. Três ou mais competidores - Dois delegados

b. Um ou dois competidores – Um delegado

Nota 1: O número máximo permitido de atletas na Equipe “A” por Federação Nacional não poderá exceder o número de categorias abertas para este campeonato, sendo permitido no máximo duas atletas por categoria.

Nota 2: O número máximo permitido de atletas na Equipe “A” por Federação Nacional em qualquer outra disciplina não poderá exceder o número de categorias naquela disciplina.

Nota 3: No máximo nove atletas serão permitidas na Equipe “A” (duas atletas culturismo feminino, duas atletas fitness feminino, quatro atletas bodyfitness feminino, e um atleta fitness masculino) e serão aceitos por Federação Nacional, sendo que, no máximo duas competidoras poderão participar de uma mesma categoria.

Nota 4: Delegados sem atletas serão responsáveis pelo custo total de sua participação no evento.

Nota 5: Em acordo entre a IFBB e o Organizador, uma categoria poderá ser adicionada na competição.

2. Campeonato Mundial Júnior e Máster de Culturismo, Fitness e Bodyfitness:

Para quatro dias (três noites) de acordo com a seguinte escala:

a. Três ou mais competidores – Dois delegados

b. Um ou dois competidores – Um delegado

Nota 1: O número máximo permitido de atletas na Equipe “A” por Federação Nacional não poderá exceder o número de categorias abertas para este campeonato, sendo permitido no máximo duas atletas por categoria.

Nota 2: O número máximo permitido de atletas na Equipe “A” por Federação Nacional em qualquer outra disciplina não poderá exceder o número de categorias naquela disciplina.

Nota 3: No máximo dezenove atletas serão permitidos na Equipe “A” (uma atleta culturismo feminino júnior, dois atletas culturismo masculino júnior, duas atletas fitness feminino júnior, um atleta fitness masculino júnior, duas atletas bodyfitness feminino júnior, um atleta culturismo clássico masculino júnior, uma atleta culturismo máster feminino, sete atletas culturismo máster masculino, uma atleta bodyfitness máster feminino) e serão aceitos por Federação Nacional, sendo que, no máximo duas competidoras poderão participar de uma mesma categoria.

Nota 4: Delegados sem atletas serão responsáveis pelo custo total de sua participação no evento.

Nota 5: Em acordo entre a IFBB e o Organizador, uma categoria poderá ser adicionada para a competição.

3. No Fitness Feminino Júnior, cada Federação Nacional poderá entrar com uma Equipe “A” com no máximo duas competidoras, sendo que no máximo duas competidoras poderão competir em qualquer categoria.

4. No Fitness Feminino Sênior, cada Federação Nacional poderá entrar com uma Equipe “A” com no máximo duas competidoras, sendo que no máximo duas competidoras poderão participar em qualquer categoria.

5.As regras que guiam a Equipe “B” podem ser encontradas na Regra 9.5

Regra 63 – Categorias

63.1 Categorias:

A competição de Fitness Feminino no Campeonato Mundial é aberta com as seguintes categorias:

1. Há duas categorias no fitness feminino sênior em competições de nível mundial:

a. Categoria A: até e incluindo 163 cm

b. Categoria B: acima de 163 cm

2. Há duas categorias no fitness feminino júnior em competições de nível internacional:

a. Categoria A: até e incluindo 163 cm

b. Categoria B: acima de 163 cm

Regra 64 – Rodadas

64.1 Rodadas:

O Fitness Feminino consiste das três rodadas a seguir:

1. Prévia – Rodada 1 (Rotinas Fitness)

2. Prévia – Rodada 2 (Quartos-de-voltas)

3. Finais – Rodada 3 (Rotinas Fitness e Quartos-de-voltas)

Regra 65 – Prévia: Rodada Eliminatória

65.1 Geral:

A Prévia, que é aberta para o público em geral, será realizada um dia após o Registro Oficial das atletas. Uma programação de horários para a Prévia de cada categoria deverá ser publicado. A fim de oferecer as atletas tempo para o aquecimento e a troca de roupa, as competidoras devem estar nos bastidores na área de aquecimento pelo menos 30 minutos antes do horário de início do julgamento de sua categoria. Todos as competidoras serão responsáveis em assegurar que estarão presentes e preparadas para competir quando sua categoria for chamada ao palco, do contrário a atleta pode ser eliminada da competição.

65.2 Procedimentos da Rodada Eliminatória:

Uma Rodada Eliminatória é realizada quando houver mais de 15 competidoras em uma categoria. A Rodada Eliminatória será realizada como segue:

1. As atletas são chamadas ao palco, em ordem numérica e em fileira única, ou fileira dupla se houver necessidade.

2. A fileira será dividida em dois grupos de tamanhos iguais e posicionada no palco de modo que um grupo permaneça do lado esquerdo; e o outro grupo permaneça do lado direito. O centro do palco ficará livre para fins de comparações.

3. Em ordem numérica, e em grupos de não mais do que cinco atletas ao mesmo tempo, cada grupo será direcionado para a área central do palco para a realização dos quartos-de-volta.

4. O Árbitro Chefe da IFBB direcionará as competidoras através dos quartos-de-volta, que são:

a. Quarto-de-volta para Direita

b. Quarto-de-volta de Costas

c. Quarto-de-volta para Direita

d. Quarto-de-volta de Frente

5. Ao completar os quartos-de-volta, a fileira única é refeita, em ordem numérica antes da saída do palco.

Nota: As competidoras não podem mascar chicletes ou balas enquanto estiverem no palco.

Regra 66 – Prévia: Vestimenta para a Rodada Eliminatória e Rodada 2

66.1 Vestimenta para a Rodada Eliminatória e a Rodada 2 (Biquíni):

A vestimenta para a Rodada Eliminatória e a Rodada 2 (Biquíni) deve seguir os seguintes critérios:

1. O biquíni deve ser de duas peças e opaco.

2. A cor e o estilo do biquíni e do salto-alto serão de escolha das competidoras, exceto como indicado abaixo.

3. O biquíni deve cobrir no mínimo metade do glúteo máximo e toda a área frontal.

66.2 O cabelo pode ser estilizado.

66.3 Exceto para a aliança de casamento e/ou brincos pequenos, jóias não podem ser utilizadas.

66.4 O Delegado Oficial da IFBB, ou o delegado representante terá o direito de determinar se a vestimenta de uma competidora encontra-se nos padrões aceitáveis de gosto e decência.

Regra 67 – Prévia: Pontuação da Rodada Eliminatória

67.1 Pontuação da Rodada Eliminatória

1. Neste momento, os árbitros deverão avaliar o físico geral para o grau atlético, proporção e tom da pele. A pontuação para a Rodada Eliminatória procederá da seguinte maneira:

2. Se houver mais de 15 competidoras, os árbitros selecionarão as 15 melhores atletas colocando um “X” ao lado de seus números, utilizando o Formulário #1, intitulado “Rodada Eliminatória (Árbitros)”.

3. Utilizando o Formulário # 2, intitulado “Rodada Eliminatória (Estatísticos)”, os estatísticos transcreverão as seleções dos árbitros para esta folha e, então, registrar a pontuação dos árbitros para selecionar as 15 melhores competidoras.

4. Se houver um empate entre duas ou mais atletas na 15ª colocação, as atletas empatadas terão que voltar ao palco, e os árbitros realizarão uma reavaliação dos quatro quartos-de-volta.

5. Apenas 15 competidoras avançarão para a Rodada 1.

Regra 68 – Vestimenta para a Rodada 1 (Rodada Fitness)

68.1 Vestimenta para a Rodada 1:

A vestimenta para a Rodada 1 deve estar conforme os seguintes critérios:

1. As competidoras podem se vestir da maneira como acharem adequado para realizar suas rotinas, exceto como citado abaixo.

2. Os biquínis “fio-dental” são proibidos. “O “fio-dental” não pode ser usado sobre meia-calça”, ou calças. Além disso, o “fio-dental” não pode ser utilizado embaixo de uma saia ou outro tipo de roupa de modo que revele as nádegas enquanto a competidora estiver sobre o palco. A parte inferior do biquíni deve cobrir no mínimo metade das nádegas durante toda a rotina.

3. Enquanto estiver no palco, se uma peça de roupa dor retirada para revelar um “fio-dental”, a música será interrompida e a competidora será imediatamente desclassificada.

4. A vestimenta de rotina será inspecionada nos bastidores antes da competidora entrar no palco. Se a vestimenta não estiver de acordo com as normas da IFBB, a competidora terá 5 minutos para cumprir as exigências, caso contrário, será desclassificada.

5. Tênis esportivos podem ser utilizados, à escolha da competidora.

6. As competidoras podem utilizar logotipos do patrocinador em sua vestimenta de rotina, com dimensões que não devem exceder 4 x 8 cm.

7. As Federações Nacionais e delegados chefe são responsáveis em checar se suas atletas fitness estão completamente cientes das regras da IFBB, como detalhadas.

8. Qualquer dúvida sobre as vestimentas devem ser levadas ao conhecimento do Delegado Chefe da IFBB ou o Chefe de Árbitros durante o Registro Oficial das atletas.

Regra 69 – Prévia: Apresentação da Rodada 1

69.1 Procedimentos:

A rodada 1 será procedida da seguinte maneira:

1. Cada competidora será chamada ao palco em ordem numérica para realizar uma rotina fitness com a música de sua escolha, sendo que a duração deve ser no máximo de 90 segundos.

2. Cada competidora será chamada pelo número, nome e país.

3. O uso de acessórios é limitado

Nota: Exceto notado de outra forma aqui, uma competidora, e/ou outra pessoa ou pessoas, não devem portar ou mesmo transportar qualquer objeto, aparato ou item no palco ou fora dele, seja antes, durante, ou após a rotina. Uma competidora terá a permissão de utilizar um item pequeno, ou vestido ou manipulado, que será considerado parte do traje da competidora, como por exemplo, chapéu, bola, bastão. Todo item descartado durante a rotina deve ser removido pelo competidor quando este sair do palco sem causar atrasos na competição. As competidoras devem declarar todos os acessórios no Registro Oficial.

4. Nenhuma competidora poderá utilizar qualquer aparato que deixaria material sobre o palco e que 1) apresente risco para a segurança das outras competidoras, e/ou 2) que requeira uma limpeza ou reparo no palco antes de outro uso.

5. Uma competidora deverá entrar e sair do palco para realizar a rotina sem o auxilio de qualquer outra pessoa ou pessoas, por exemplo, não pode ser carregada para o palco.

6. Por razões de segurança, o uso de óleos corporais na rodada de rotina está estritamente proibido.

Regra 70 – Prévia: Pontuação da Rodada 1

70.1 Pontuação da Rodada 1:

A pontuação da Rodada 1 será realizada da seguinte maneira:

1. Utilizando o Formulário #3, intitulado “Classificações Individuais dos Árbitros (Prévia)” cada árbitro irá classificar as atletas da 1ª a 15ª colocação, sendo que, duas atletas não podem obter a mesma classificação.

2. Os árbitros podem utilizar o Formulário #4, intitulado “Notas Pessoais dos Árbitros”, para escrever observações sobre as atletas.

3. Os estatísticos recolhem os Formulários #3 dos árbitros e transcrevem suas classificações para o Formulário #5, intitulado “Folha de Pontuação (Estatísticos)”, sob a Rodada 1. Então, no caso de nove árbitros, eles descartam as duas maiores e as duas menores classificações; somam as classificações remanescentes, e escrevem o total na coluna marcada como “Pontuação Parcial da Rodada 1”.

4. Caso ocorra um empate na “Pontuação Parcial da Rodada 1”, o empate não necessita ser imediatamente quebrado já que a “Pontuação Parcial da Rodada 1” deverá ser somada a “Pontuação Parcial da Rodada 2” para produzir uma “Pontuação da prévia”.

Regra 71 – Prévia: Avaliação da Rodada 1

71.1 Avaliação da Rodada 1:

A Rodada 1 será avaliada utilizando-se os seguintes critérios:

1. Cada árbitro avalia a rotina observando o estilo, a personalidade, a coordenação atlética e o desempenho geral. Os árbitros devem também observar as competidoras que realizam movimentos de força e flexibilidade, e também movimentos ginásticos. A rotina pode incluir demonstração aeróbica, de dança, ginásticas ou outras demonstrações de talento atlético. Não há movimentos obrigatórios.

2. Os árbitros são lembrados de que, durante esta rodada, eles estão julgando APENAS a rotina fitness e NÃO o físico.

Regra 72 – Prévia: Apresentação da Rodada 2 (Quartos-de-volta)

72.1 Apresentação da Rodada 2:

Os procedimentos para a Rodada 2 serão os seguintes:

1. Toda a categoria será chamada ao palco, em uma fileira única e em ordem numérica.

2. A fileira será divida em dois grupos de tamanhos iguais que serão posicionados no palco de maneira que um grupo permaneça à esquerda do palco; e o outro grupo permaneça à direita do palco. A parte central do palco ficará livre para propósitos de comparações.

3. Em ordem numérica, e em grupos de não mais do que cinco competidoras ao mesmo tempo, cada grupo será direcionado ao centro do palco para realizar os quartos-de-volta.

4. Esta divisão inicial das competidoras em grupo, e a realização dos quartos-de-volta, tem como finalidade auxiliar os árbitros na determinação de quais competidores participará das comparações seguintes.

5. Agora os árbitros podem solicitar ao Chefe de Árbitros da IFBB ou ao Diretor de Palco, comparações individuais das competidoras para avaliações. Não menos do que três e não mais do que cinco competidores serão comparados ao mesmo tempo. O Chefe de Árbitros da IFBB ou o Diretor de Palco terão a discrição para descartar ou acatar um pedido individual dos árbitros para comparações se necessário.

6. Todas as comparações individuais serão levadas ao centro do palco e em ordem, da esquerda para a direita, como exigido pelo árbitro.

7. O número de comparações e o final das comparações serão decididos pelo Chefe de Árbitros ou pelo Diretor de Palco.

8. Todas as competidoras serão submetidas à pelo menos uma comparação.

9. Ao término da última comparação, todas as competidoras retornarão a fileira única, e em ordem numérica, antes de sair do palco.

Regra 73 – Prévia: Pontuação da Rodada 2

73.1 Pontuação da Rodada 2:

A pontuação da Rodada 2 será realizada da seguinte maneira:

1. Utilizando o Formulário #3, intitulado “Classificação Individual dos Árbitros (Prévia)”, cada árbitro classificará uma competidora individualmente da 1ª a 15ª colocação, assegurando-se de que duas ou mais competidoras não recebam a mesma classificação. Os árbitros podem utilizar o Formulário #4, intitulado “Notas Pessoais dos Árbitros” anotar observações sobre cada competidora.

2. Utilizando o Formulário #5, intitulado “Folha de Pontuação (Estatísticos)”, com nove árbitros, as duas classificações mais altas e as duas mais baixas serão descartadas. As classificações remanescentes serão somadas para produzir a “Pontuação Parcial da Rodada 2” e uma “Classificação da Rodada 2”

3. Os empates na “Pontuação Parcial da Rodada 2” não necessitam ser imediatamente quebrados já que a “Pontuação Parcial da Rodada 2” será somada a “Pontuação Parcial da Rodada 1” para produzir uma “PONTUAÇÃO DA PRÉVIA” e “CLASSIFICAÇÃO DA PRÉVIA”

4. Caso um empate ocorra na “PONTUAÇÃO DA PRÉVIA”, deverá ser quebrado utilizando-se primeiro a “Pontuação Parcial da Rodada 2”. Caso ainda permaneça o empate, ele será quebrado utilizando-se o método de “Classificação Relativa” e a pontuação da Rodada 2 das atletas.

Nota: O procedimento do Método de Classificação Relativa

Cada classificação individual dos árbitros para as atletas empatadas será comparada coluna a coluna com um ponto sendo colocado acima dos números para as atletas com as menores classificações. As pontuações regulares de todos os nove árbitros da mesa serão inclusos no cálculo de quebra do empate. O número de pontos será registrado para cada uma das atletas empatadas. A atleta com maior número de pontos será declarada a vencedora do empate e receberá a melhor colocação.

5. As 10 melhores atletas da Prévia avançarão para as Finais.

Regra 74 – Prévia: Avaliação da Rodada 2

74.1 Avaliação da Rodada 2:

A Rodada 2 será avaliada utilizando-se os seguintes critérios:

1. O árbitro deverá avaliar primeiro a aparência atlética geral do físico. Esta avaliação deve levar em consideração todo o físico. A avaliação começa com uma impressão geral do físico, devendo-se levar em consideração o cabelo e a beleza facial; o desenvolvimento atlético geral da musculatura; a apresentação de um físico desenvolvido de forma equilibrada e simétrica; a condição e o tom da pele; e a habilidade da atleta se apresentar com confiança, equilíbrio e graça.

2. O físico deverá ser avaliado com seu nível de tônus muscular geral, conquistados através de comportamentos atléticos. Os grupos musculares devem possuir um aspecto arredondado e firme com uma pequena quantidade de gordura corporal. O físico não deve ser nem excessivamente musculoso e nem excessivamente magro e deve estar sem grandes separações musculares ou estriações. Os físicos que forem considerados muito musculosos ou muito magros serão desclassificados.

3. A avaliação deve considerar também a rigidez e o tom da pele. O tom da pele deve ser de aparência suave e saudável, e sem celulite. O rosto, o cabelo e maquiagem são complementos do “Pacote Total” apresentado pela a atleta.

4. A avaliação do físico da atleta pelo árbitro deve incluir a apresentação geral, desde o momento em que ela caminha no palco até o momento em que ela sai do palco. A qualquer momento, a competidora fitness deve ser vista com ênfase em um físico “saudável, condicionado e atlético”, num “Pacote Total” apresentado de modo atrativo.

5. Os árbitros são advertidos novamente de que esta não é uma competição de culturismo. As atletas devem possuir músculos tonificados, no entanto, sem o volume e a vascularização apresentada nas competições de culturismo.

Regra 75 – Finais: Rodada 3 (Rotina Fitness e Quartos-de-voltas)

75.1 Procedimentos:

As 10 melhores atletas da Prévia avançarão para as Finais, que consiste de uma rodada como segue:

1. Rodada 3, Parte 1: (Rotina Fitness)

2. Rodada 3, Parte 2: (Quartos de voltas)

Regra 76 – Finais: Vestimenta para a Rodada 3

76.1 A vestimenta para a Rodada 3 deve estar de acordo com os seguintes critérios:

1. Rodada 3, Parte 1 (Rotina Fitness) – a mesma vestimenta descrita na Regra 68

2. Rodada 3, Parte 2 (Quartos de voltas) – a mesma vestimenta descrita na Regra 66

Nota: As competidoras podem utilizar um biquíni diferente ao da Rodada 2, no entanto, este biquíni deve estar conforme os padrões de gosto e decência como descrito na Regra 65.

Regra 77 – Finais: Apresentação da Rodada 3, Parte 1 (Rotina Fitness)

77.1 Os procedimentos para conduzir a Rodada 3, Parte 1 são os seguintes:

1. As 10 melhores atletas finalistas, com sua vestimenta da rodada fitness, serão chamadas ao palco, individualmente e em ordem numérica, para realizar suas rotinas fitness com a música de sua escolha, com duração máxima de 90 segundos. A Parte 1 não será pontuada.

2. Cada competidora será chamada pelo número, nome e país.

3. Algum tempo depois, as 6 melhores finalistas retornarão ao palco para realizar os quartos-de-volta.

Regra 78 – Finais: Apresentação da Rodada 3, Parte 2 (Quartos-de-volta)

78.1 Os procedimentos para conduzir a Rodada 3, Parte 2 são os seguintes:

1. As 6 melhores finalistas são chamadas ao palco, em ordem numérica e enfileiradas.

2. Em ordem numérica, cada competidora será chamada pelo número, nome e país.

3. Como um grupo, a fileira é direcionada para realizar os quartos-de-volta.

4. O Árbitro Chefe ou o Diretor de Palco podem, em sua discrição, conduzir o grupo para realizar os quartos-de-volta no centro do palco em ordem numérica e, em seguida na ordem inversa.

5. Ao final dos quartos-de-volta, as competidoras saem do palco.

Regra 79 - Finais: Pontuação da Rodada 3, Parte 2

79.1 A pontuação da Rodada 3, Parte 2, é realizada como segue:

1. Os árbitros, utilizando o Formulário #6, intitulado “Classificações Individuais dos Árbitros (Finais)”, e utilizando o mesmo critério para o julgamento utilizado na Prévia, classificarão as competidoras do 1º ao 6º lugar, não devendo classificar duas atletas na mesma posição.

2. Os estatísticos recolherão o Formulário #6 dos árbitros e transcreverão as classificações dos árbitros para o Formulário #5, intitulado “Folha de Pontuação (Estatísticos)”. Havendo nove árbitros, eles descartarão as duas classificações mais altas e as duas mais baixas; em seguida somarão as cinco classificações remanescentes, e escreverão o total sob a coluna marcada como “Pontuação Parcial da Rodada 3”

3. Os estatísticos irão então somar a “PONTUAÇÃO DA PRÉVIA” à “Pontuação Parcial da Rodada 3” para produzir a “PONTUAÇÃO FINAL” e a “CLASSIFICAÇÃO FINAL”.

4. Caso ocorra um empate na “Pontuação Parcial da Rodada 3”, o empate não necessita ser imediatamente quebrado já que a “Pontuação Parcial da Rodada 3” deve ser somada a “PONTUAÇÃO DA PRÉVIA” para produzir a “PONTUAÇÃO FINAL”. Caso um empate ocorra na “PONTUAÇÃO FINAL”, o empate deverá se quebrado utilizando-se a primeira “Pontuação Parcial da Rodada 3”. Se um empate ainda persistir, o método de “Classificação Relativa” e a Pontuação Parcial da Rodada 3” serão utilizados.

5. Os árbitros utilizarão o Formulário #6; os Estatísticos utilizarão o Formulário #5.

Regra 80 – Finais Avaliação da Rodada 3, Parte 2

80.1 A Rodada 3, Parte 2 será avaliada utilizando-se o mesmo critério como detalhado na Regra 74 (Quartos-de-volta). Mais detalhes no Apêndice 7.

Regra 81 – Finais: Cerimônia de Premiação

81.1 Cerimônia de Premiação:

A cerimônia de premiação será procedida da seguinte maneira:

1. As 6 atletas finalistas serão chamadas ao palco para participar da cerimônia de premiação.

2. O Mestre de Cerimônias, utilizando o Formulário #7, intitulado “As Seis Melhores Finalistas (para MC)”, anunciará o número, o nome e país da competidora na 6ª colocação e esta ficará em pé do lado direito (quando visto de frente) do pedestal de vitória e receberá sua premiação. O Mestre de Cerimônia irá então anunciar o número, o nome e país da competidora na 5ª colocação e esta ficará em pé do lado do lado direito do pedestal de vitória e receberá sua premiação. Em seguida o Mestre de Cerimônias anunciará então o número, o nome e país da competidora na 4ª colocação e esta ficará em pé do lado esquerdo do pedestal de vitória e receberá sua premiação. Depois o Mestre de Cerimônias anunciando os resultados das atletas na 3ª, e 2ª colocação e, finalmente, a vencedora.

3.O Presidente da IFBB, ou o oficial responsável da IFBB no campeonato, acompanhado pelos outros oficiais convidados por ele a participar desta Cerimônia, entregarão as Medalhas da IFBB e/ou os Troféus para os vencedores.

4.O hino nacional do país da competidora campeã será tocado imediatamente após ele receber sua premiação de 1º colocado.

5. Após o término do hino e do hasteamento da bandeira nacional, a permanência das finalistas no palco podem ser solicitada por um breve período de tempo para fins fotográficos.

- Descrições mais detalhadas sobre a Cerimônia de Premiação estão disponíveis no Regra 36.

Regra 82 – Categoria Overall e Premiação

82.1 A Categoria Overall será procedida da seguinte maneira:

1. Imediatamente após a Cerimônia de Premiação da última categoria fitness, as vencedoras das duas categorias serão levadas ao palco em ordem numérica e em fileira, vestindo o biquíni de duas peças e salto alto.

2. O Árbitro Chefe da IFBB conduzirá as competidoras através dos quartos-de-volta no centro do palco, em ordem numérica e, então na ordem oposta.

3. Os árbitros utilizarão o Formulário #6, intitulado “Classificações Individuais dos Árbitros (Finais)” para classificar a atleta na 1ª ou 2ª colocação.

4. Os estatísticos, utilizando o Formulário #5, intitulado “Folha de Pontuação (Estatísticos)”, registrarão as pontuações e determinarão as classificações finais das competidoras.

5. A “Campeã Overall” será anunciada e a Medalha de Ouro e o Troféu da IFBB da categoria overall será entregue pelo Presidente da IFBB ou seu o oficial representante no campeonato. A medalha e o troféu serão fornecidos pela Federação Nacional organizadora.

Regra 83 – Resultado da Classificação por Equipe e Premiação

83.1 Melhor Equipe Nacional:

A pontuação da Melhor Equipe Nacional inclui apenas as competidoras da Equipe “A” e será realizada da seguinte maneira:

1. O Secretário dos Árbitros utilizará a “Folha de Pontuação (Estatísticos)” para todas as categorias a fim de colocar os nomes dos 10 melhores países das atletas em cada categoria no Formulário #8, intitulado “Melhor Equipe Nacional”, e utilizará esta folha para computar cada “ponto” e “classificação” de cada país. A escala de pontuação deverá ser a seguinte: 1º - 16, 2º - 12, 3º - 9, 4º - 7, 5º - 6, 6º - 5, 7º - 4, 8º - 3, 9º - 2, 10º - 1. Quando as três melhores equipes nacionais forem determinadas, uma cerimônia de vitoria similar a das categorias será realizada. O Presidente, ou seu representante, entregará os prêmios de Melhor Equipe Nacional, prêmios estes que serão fornecidos pela federação nacional organizadora, para os 3 melhores países.

2. Os delegados chefes ou líderes de equipes dos 3 melhores países receberão os prêmios em nome de seus países.

3. Se ocorrer um empate entre dois ou mais países, o empate será quebrado determinando-se que país possui o “maior número de primeira colocação, o maior número de segunda colocação, o maior número de terceira colocação”, e assim por diante. Se o empate persistir, o país que tiver mais competidores no torneio será mais bem classificado.

- Publicação dos Resultados – de acordo com a Regra 39.

APÊNDICE 7

COMO AVALIAR A COMPETIÇÃO FITNESS

INTRODUÇÃO

Os árbitros são fortemente advertidos de que eles estão julgando uma competição de FITNESS feminino e não uma competição de CULTURISMO feminino. O tipo de musculatura, vascularização, definição muscular e/ou magreza exibida por uma culturista feminina não será considerado aceito se exibido por uma competidora fitness feminina e, portanto, deverá ser desclassificado.

APRESENTAÇÃO GERAL:

Os árbitros são relembrados de que a postura e o comportamento da competidora, durante todo o tempo em que estiver no palco, devem ser considerados. A imagem geral exibida deverá demonstrar elegância e autoconfiança. Isto é especialmente verdadeiro durante o tempo em que a competidora estiver na postura relaxada e durante as comparações dos quartos-de-volta.

Quando estiverem na postura relaxada, as competidoras devem ser advertidas em adotar uma postura tensa, com os braços flexionados e de perfil para mostrar a musculatura. Uma postura relaxada significa que a competidora deve manter-se ereta, cabeça e olhos voltados para frente, ombros para trás, peito “para fora”, barriga “para dentro”, calcanhares unidos, e os braços RELAXADOS e soltos livremente ao lado do corpo.

Durante cada um dos quartos-de-volta, as mesmas regras deverão ser aplicadas. E mais uma vez, a postura ser ereta, cabeça e olhos voltados para frente, ombros para trás, peito “para fora”, barriga “para dentro”, calcanhares unidos, e os braços RELAXADOS e soltos livremente ao lado do corpo.

QUARTOS-DE-VOLTA

Quarto-de-volta para Direita

Postura ereta relaxada, cabeça e olhos voltados para frente, calcanhares unidos, pés girados para fora em um ângulo de 30º, joelhos unidos e semi-flexionados, barriga “para dentro”, peito “para fora”, ombros para trás, braço esquerdo pendurado e levemente atrás da linha central do corpo com uma leve flexão do cotovelo, polegar e dedos unidos, palma da mão voltada para o corpo, mão levemente curvada, braço direito relaxado e levemente a frente da linha central do corpo e com leve uma leve flexão do cotovelo, polegar e dedos unidos, palma da mão voltada para o corpo, mão levemente curvada. Os posicionamentos dos braços causarão um leve giro para a esquerda na parte superior do corpo, com o ombro esquerdo mais baixo e o ombro direito mais alto. Isto é natural e não deve ser forçado. As competidoras que falharem em adotar uma postura apropriada receberá uma advertência após a qual pontos serão retirados de sua pontuação.

Quarto-de-volta de Costas

Postura ereta relaxada, cabeça e olhos voltados para frente, calcanhares unidos, pés girados para fora em um ângulo de 30º, joelhos unidos e semi-flexionados, barriga “para dentro”, peito “para fora”, ombros para trás, ambos os braços suspensos e posicionados ao lado da linha central do corpo, cotovelos levemente flexionados, polegares e dedos unidos, palmas das mãos voltadas para o corpo e mãos levemente curvadas. As competidoras que falharem em adotar uma postura apropriada receberá uma advertência após a qual pontos serão retirados de sua pontuação.

Quarto-de-volta para Direita

Postura ereta relaxada, cabeça e olhos voltados para frente, calcanhares unidos, pés girados para fora em um ângulo de 30º, joelhos unidos e semi-flexionados, barriga “para dentro”, peito “para fora”, ombros para trás, braço direito pendurado e levemente atrás da linha central do corpo com uma leve flexão do cotovelo, polegar e dedos unidos, palma da mão voltada para o corpo, mão levemente curvada, braço esquerdo relaxado e levemente a frente da linha central do corpo e com leve uma leve flexão do cotovelo, polegar e dedos unidos, palma da mão voltada para o corpo, mão levemente curvada. Os posicionamentos dos braços causarão um leve giro para a esquerda na parte superior do corpo, com o ombro esquerdo mais baixo e o ombro direito mais alto. Isto é natural e não deve ser forçado. As competidoras que falharem em adotar uma postura apropriada receberá uma advertência após a qual pontos serão retirados de sua pontuação.

Quarto-de-volta de Frente

Postura ereta relaxada, cabeça e olhos voltados para frente, calcanhares unidos, pés girados para fora em um ângulo de 30º, joelhos unidos e semi-flexionados, barriga “para dentro”, peito “para fora”, ombros para trás, ambos os braços suspensos e posicionados ao lado da linha central do corpo, cotovelos levemente flexionados, polegares e dedos unidos, palmas das mãos voltadas para o corpo e mãos levemente curvadas. As competidoras que falharem em adotar uma postura apropriada receberá uma advertência após a qual pontos serão retirados de sua pontuação.

RODADA 1 – ROTINA:

Nesta rodada as 15 melhores atletas realizam uma rotina fitness, com uma música de sua escolha, com duração máxima de 90 segundos.

Mais uma vez, o árbitro deve considerar o “Pacote Total”, que é a rotina completa desde o momento em que a atleta apresenta-se no palco até o momento em que sai do palco.

Os árbitros são advertidos que, durante esta Rodada, eles estarão julgando APENAS a rotina fitness e NÃO o físico. O árbitro deve olhar uma rotina bem coreografada e criativa realizada com alto ritmo/velocidade.

Embora os movimentos compulsórios não sejam exigidos, a rotina deve incluir:

1. Elementos de FORÇA – por exemplo, parada de mãos com quadril abduzido, parada de mãos com as pernas unidas a frente, e/ou apoio com um braço (movimentos ginásticos tais como mortal de frente ou de costas, mortal com apoio de mãos, estrelas não são considerados elementos de força). O número de movimentos de força, seu grau de dificuldade, e a criatividade geral dos movimentos serão considerados no julgamento da rotina.

2. Elementos de FLEXIBILIDADE – por exemplo, chutes altos, espacato lateral, e/ou espacato frontal. O número de elementos de flexibilidade, seu grau de dificuldade, e a criatividade geral dos movimentos serão considerados no julgamento da rotina.

3. A VELOCIDADE ou ritmo da rotina demonstra um grau de condicionamento cardiovascular, força, e resistência. Por exemplo, se duas rotinas contiverem o mesmo número de elementos de força e flexibilidade, a rotina que for realizada no ritmo mais rápido possui maior dificuldade para ser realizada contanto que os movimentos sejam realizados corretamente. Mais uma vez, o árbitro deve sempre considerar o “Pacote Total” e não apenas a soma dos movimentos individuais. Há um componente – um elemento de “ator”, que as competidoras inserem na rotina fitness que é único deles. Isto é sua personalidade, carisma, presença de palco, agilidade, energia, atratividade como também um ritmo natural que realizaria uma parte na classificação final do competidor.

RODADA 2 – QUARTOS-DE-VOLTA DE BIQUÍNI:

Nesta rodada, as 15 melhores competidoras são levadas ao palco, em ordem numérica e enfileiradas. Elas são conduzidas através das comparações dos quartos-de-volta, primeiro como um grupo completo e, em seguida, em grupos menores de não mais do que 5 competidoras ao mesmo tempo. É esperado que cada árbitro veja todas as comparações e não apenas aquelas que um árbitro em específico solicitou.

Através das comparações, um árbitro não deve perder de vista o fato de que ele está julgando a atleta como um “Pacote Total”.

O árbitro deverá avaliar primeiro a aparência atlética geral do físico. Esta avaliação deve levar em consideração todo o físico. A avaliação começa com uma impressão geral do físico, devendo-se levar em consideração o cabelo e a beleza facial; o desenvolvimento atlético geral da musculatura; a apresentação de um físico desenvolvido de forma equilibrada e simétrica; a condição e o tom da pele; e a habilidade da atleta se apresentar com confiança, equilíbrio e graça.

O físico deverá ser avaliado com seu nível de tônus muscular geral, conquistados através de comportamentos atléticos. Os grupos musculares devem possuir um aspecto arredondado e firme com uma pequena quantidade de gordura corporal. O físico não deve ser nem excessivamente musculoso e nem excessivamente magro e deve estar sem grandes separações musculares ou estriações. Os físicos que forem considerados muito musculosos ou muito magros serão desclassificados.

A avaliação deve considerar também a rigidez e o tom da pele. O tom da pele deve ser de aparência suave e saudável, e sem celulite. O rosto, o cabelo e maquiagem são complementos do “Pacote Total” apresentado pela a atleta.

A avaliação do físico da atleta pelo árbitro deve incluir a apresentação geral, desde o momento em que ela caminha no palco até o momento em que ela sai do palco. A qualquer momento, a competidora fitness deve ser vista com ênfase em um físico “saudável, condicionado e atlético”, num “Pacote Total” apresentado de modo atrativo.

RODADA 3 – FINAIS:

Na Parte 1 da Rodada 3, as 10 melhores atletas finalistas realizam uma rotina fitness, com uma música de sua própria escolha, com duração máxima de 90 segundos. Esta parte da rodada não é pontuada.

Na Parte 2 da Rodada 3, as 6 melhores finalistas são levadas ao palco, em ordem numérica e em fileira trajando biquíni e salto alto. Elas serão conduzidas através de comparações dos quartos-de-volta. Esta parte da rodada é pontuada.

Esta rodada é julgada utilizando-se os mesmo procedimentos descritos durante a Rodada 2 (Biquíni).

Nenhum comentário:

Postar um comentário